Strade Bianche

Strade Bianche 2025

Calendário

A 19ª edição da Strade Bianche acontece neste sábado, dia 8 de março. A clássica de um dia na Toscana ganha mais prestígio a cada ano, apesar de sua história ainda ser relativamente recente, com a primeira edição realizada em 2007. O nome “Strade Bianche” significa “estradas brancas” em italiano, fazendo referência aos trechos de terra batida ao longo do percurso. Após uma subida desafiadora de 16% pelas ruas da cidade antiga, a prova termina na icônica Piazza del Campo, em Siena.

Favoritos para o Strade Bianche 2025

Especialistas em clássicas, puncheurs (ciclista especializado em ataques explosivos em subidas curtas e íngremes), escaladores – todos têm chances nas icônicas “estradas brancas” da Toscana. Pelo menos, em teoria. Mas com Tadej Pogačar na linha de largada… a história pode ser bem diferente. Vamos mergulhar na Strade Bianche!

Os ataques de longa distância estão em alta – tanto no ciclismo em geral quanto na Strade Bianche em particular. As últimas três edições foram vencidas com fugas solo impressionantes: 80 quilômetros (Pogačar, 2024), 42 quilômetros (Pidcock, 2023) e 50 quilômetros (Pogačar, 2022). Resta torcer por um pouco mais de suspense desta vez…

Pidcock – fuga para vitória em 2023

Os vencedores das duas edições anteriores (Van der Poel, 2021; Van Aert, 2020) não estarão na disputa novamente este ano, assim como em 2024. Uma pena, pois seriam fortes adversários para Pogačar nas colinas da Toscana. Com isso, ao menos na teoria, a prova se desenha como um duelo entre Pogačar e Pidcock – embora sempre exista a possibilidade de um herói inesperado surgir.

Wout Ven Aert, 2020

Maxim Van Gils é um dos nomes que merecem atenção. Ele mostrou força na Ruta del Sol e, no ano passado, foi um dos melhores da Strade Bianche ao lado de Toms Skujins.

Além de Pogačar, Michal Kwiatkowski é o único ciclista ainda em atividade a ter vencido a Strade Bianche duas vezes – embora seus triunfos tenham ocorrido há mais tempo, em 2014 e 2017. O polonês começou bem a temporada, conquistando a Clásica Jaén, muitas vezes comparada à Strade Bianche por seus trechos de estrada de terra.

Falando em grandes inícios de temporada… Tadej Pogačar dominou o Tour dos Emirados Árabes, vencendo duas etapas e levou o título geral de maneira avassaladora. Se vencer novamente na Toscana, o esloveno igualará o recorde de Fabian Cancellara, que conquistou a Strade Bianche três vezes (2008, 2012 e 2016).

Equipes e pilotos confirmados

Data powered by FirstCycling.com

Página oficial da Strade Bianche: www.strade-bianche.it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.