Jonas Vingegaard chamou a atenção ao usar pedivelas de 150 mm na Volta ao Algarve, uma mudança significativa em sua bicicleta de contrarrelógio, o que pode ter sido um fator determinante para seu grande desempenho e uma possível vantagem nas novidades disputadas contra Tadej Pogacar ao longo da temporada.
Uma das alterações mais notáveis foi no comprimento dos pedivelas. No último ano, Pogacar passou a utilizar pedivelas menores, de 165 mm, em suas bicicletas de estrada, o que pode ter influenciado positivamente seu desempenho e estilo de pedalada. Essa mudança despertou o interesse da equipe Visma | Lease a Bike, cujo CEO, Richard Plugge, comentou recentemente: “Observamos que Pogacar e outros ciclistas da UAE Team estavam competindo com pedivelas mais curtas. Já estávamos estudando essa possibilidade, mas eles foram os primeiros a implementá-la, e aparentemente funciona.”

Vingengaard e os Pedivelas de 150 mm
Vingegaard encerrou sua temporada de 2024 em agosto e retornou aos treinos em outubro para 2025. Esse longo período fora das competições pode ter sido aproveitado para testar novas configurações na bicicleta do dinamarquês. Entre os ajustes, o uso de pedivelas mais curtas foi um dos elementos avaliados. E as palavras de Plugge já indicavam essa mudança: mesmo em uma prova de contrarrelógio, Vingegaard competiu com pedivelas de apenas 150 mm.

O jornal Het Laatste Nieuws revelou que 27 ciclistas da equipe holandesa reduziram o tamanho dos pedivelas, sendo que, em algumas bicicletas, os números foram até removidos para evitar que a mudança fosse percebida pelo público. No entanto, os torcedores atentos na Volta ao Algarve mediram pessoalmente a bicicleta de contrarrelógio de Vingegaard e confirmaram o tamanho limitado de 150 mm.
Antes da prova, o próprio Vingegaard comentou sobre os ajustes em sua bicicleta: “Fizemos algumas pequenas alterações na bicicleta de contrarrelógio, apenas para testar e ver como me sinto.” E os resultados demonstraram que a mudança trouxe benefícios.
Além das pedivelas curtas, outro detalhe que se destacou foi o selim diferenciado utilizado por Vingegaard. Desenvolvido pela Prologo, esse modelo personalizado foi visto não apenas na bicicleta do dinamarquês, mas também na de Wout van Aert.

Essas alterações deixam claro que, no mais alto nível do ciclismo, qualquer detalhe pode influenciar o desempenho dos atletas.